Saude

Beber vinho ajuda no sono?

No artigo anterior falamos sobre os benefícios do vinho para a saúde.

Entretanto, não citamos que o vinho pode ser ótimo para o seu sono!

A verdade é que todo ano surge uma ou outra pesquisa falando sobre os benefícios de beber vinho. Dessa vez, pesquisas internacionais mostram que beber vinho tinto moderadamente pode ser ótimo para melhorar a qualidade do sono, ou seja, o vinho tinto pode ser um ótimo remédio natural para dormir que não precisa de receita.

Uma dessas pesquisas mostraram que o vinho vermelho, especialmente Cabernet Sauvignon, Chianti, e Merlot, contém melatonina.

Vinho e sono

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano e uma de suas funções básicas é a indução ao sono. Ela ajuda regular o metabolismo ao longo do dia.

Esse hormônio começa a ser produzido na glândula pineal quando o dia escurece, para ajudar o organismo se preparar para dormir. Ela atinge seu nível máximo quando estamos dormindo.

Com o nascer do sol e a volta da claridade, a glândula reduz a produção de melatonina, o que sinaliza que é o momento de acordar.

E beber vinho tinto pode ser uma ótima maneira de regularizar naturalmente esse importante hormônio no corpo.

É importante você saber que a melatonina também é um antioxidante que tem propriedades antienvelhecimento e de propriedades preventivas contra o câncer.

O vinho é interessante para o sono porquê aumenta naturalmente os níveis de serotonina que regula sono, humor, apetite e ainda ajuda a combater a enxaqueca.

A serotonina é tão importante que níveis baixos dela pode acarretar irritabilidade, vontade de comer doces, sonolência diurna, perda de concentração e redução do foco.

Se você ainda se pergunta se beber vinho é um hábito diário saudável, veja esse vídeo:

Sobre a pesquisa

Uma dessas pesquisas que mostraram que o vinho tinto contém melatonina foi feita com 8 diferentes cepas, todas provenientes de controlados vinhedos do Instituto Experimental de Viticultura, em Treviso, situado no nordeste da Itália.

A concentração de melatonina percebida pelos pesquisadores foi maior na cepa Nebbiolo, seguida pela Croatina e Barbera. Cabernet Sauvignon, Sangiovese e Merlot apresentaram índices considerados medianos, enquanto Marzemino e Cabernet Franc apresentaram apenas vestígios do hormônio.

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